NAVEGAÇÃO

Projecto

A Rota do Fresco ® pretende democratizar o acesso ao património cultural e natural do Alentejo e promover o seu conhecimento.

Missão

Para isso, foram criadas diferentes Rotas e Ateliers nos quais pode aceder a património arquitectónico usualmente fechado, assistir ao vivo às tradições etnológicas, provar a gastronomia regional e perceber a paisagem envolvente. E sempre partilhando a descoberta de uma pintura mural – um “fresco”: o tesouro desconhecido do Alentejo.

A Rota baseia-se numa rede de parceiros locais – proprietários de património, entidades públicas, comerciantes, associações de desenvolvimento local – com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável do território abrangido e a preservação do seu legado cultural.

Cada visitante Rota do Fresco contribui assim activamente para a preservação deste património uma vez que parte das receitas reverte para o desenvolvimento de programas de valorização e obtenção de mecenato / patrocínio para a conservação desta herança cultural comum.

Contacte-nos

Procure no site

Últimas notícias

Rota do Fresco "Mostra Gastronómica de Peixe do Rio"
Junto ao rio, com a gastronomia alentejana na mesa e com a paisagem riquíssima do Alandroal como pano de fundo, perdemo-nos por castelos e igrejas forradas de pintura a fresco.
Rota do Fresco "Feira do Queijo do Alentejo"
O Queijo de Serpa é, possivelmente, o queijo tradicional de maior fama do Alentejo, com os seus aromas e sabores singulares...
Rota do Fresco - Especial Chocalhos
Em Dezembro, venha conhecer a Arte Chocalheira, classificada como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela Unesco.

Parceiros