NAVEGAÇÃO

Rota 1 dia

Rota Terras do Fresco do Sul (Portel, Vidigueira e Alvito)

Património desconhecido, frescos com todas cores do Alentejo, santos sem fim... um novo mundo por descobrir em Portel, Vidigueira e Alvito. Para quem quiser, terminamos o dia com a actuação exclusiva de um Grupo de Cante Alentejano ao “som” de uns pratinhos regionais, vinho e gaspacho ou açorda de tomate... conforme a época.

Rota Terras do Fresco do Centro (Alandroal, Borba e Vila Viçosa)

Sob o pretexto da pintura a fresco, desfrute de um dia percorrido entre ermidas populares, o silêncio de antigos conventos patrocinados pelos Duques de Bragança e a imponência de um Santuário acastelado. Uma experiência plena, contando com a gastronomia regional e a envolvência da paisagem do Alentejo central. 

Rota do Fresco Vidas de Santos

Tanto ermidas puras como opulentas igrejas retratam, em Borba, à exaustão, as vidas de santos mártires de grande devoção em pinturas a fresco expostas em largas superfícies. Mas também Alegorias profanas, temas de Música e simbologia Maçónica enriquecem diferentes tipos de edifícios do concelho, de diferentes épocas, com diferentes encomendantes mas sempre, sempre, no registo da pintura mural a fresco. Para terminar o dia, há a opção de visitar uma casa privada riquíssima em pintura mural, acompanhada por uma prova de vinhos e queijo, e apresentação dos bonecos de Santo Aleixo. 


Rota do Fresco Duques e Duquesas

Conheça a influência que o ducado brigantino teve na paisagem cultural de Vila Viçosa, com a constituição de um legado que, ainda hoje, marca esta terra alentejana. Sob o pretexto das pinturas murais a fresco, sinta o privilégio de entrar nos conventos e igrejas patrocinados pelos Duques e Duquesas de Bragança ao longo dos séculos, descobrindo os espaços da Fé e de Poder desta linhagem real. Pelo meio, temos o almoço com pratos, sobremesas e vinho da região.


Rota do Fresco do Sol e da Lua

É no Alandroal que a inconfundível luz do dia na planície alentejana e a escuridão imensa da noite se encontram na pintura mural a fresco: como se as abóbadas das igrejas reflectissem a própria abóbada celeste, representações do Sol e da Lua, símbolos de uma profunda devoção à Virgem, enchem o céu. No final, ficamos a conhecer o ofício dos artesãos locais: mantas, marcenaria e pintura alentejana.

Contacte-nos

Procure no site

Últimas notícias

Rota do Fresco "Mostra Gastronómica de Peixe do Rio"
Junto ao rio, com a gastronomia alentejana na mesa e com a paisagem riquíssima do Alandroal como pano de fundo, perdemo-nos por castelos e igrejas forradas de pintura a fresco.
Rota do Fresco "Feira do Queijo do Alentejo"
O Queijo de Serpa é, possivelmente, o queijo tradicional de maior fama do Alentejo, com os seus aromas e sabores singulares...
Rota do Fresco - Especial Chocalhos
Em Dezembro, venha conhecer a Arte Chocalheira, classificada como Património Imaterial Cultural da Humanidade pela Unesco.

Parceiros